Indol-3-carbinol

Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Wayne, nos Estados Unidos, e publicado pelo The Journal of Nutrition no ano de 2004 relacionou a alta ingestão dos vegetais crucíferos, e ricos em indol-3- carbinol, à redução do risco do câncer de próstata.
Outra pesquisa científica, está em conjunto entre as universidades de Harvard, Rockefeller e a do Estado da Louisiana acompanhou mulheres com diagnóstico de câncer de colo do útero em estágio 2 ou 3 por 12 semanas.
Neste grupo, parte das mulheres receberam tratamento por via oral de indol-3-carbinol, enquanto uma outra parte recebeu apenas um placebo (pílulas sem nenhuma substância para tratamento e que serve para os pesquisadores veri- ficaram a possibilidade de cura apenas pelo fato de os pacientes acreditarem que estão tomando um medicamento).
Os resultados, porém, apontaram efeito de regressão significativa da neoplasia nas pacientes que fizeram o uso de indol-3-carbinol, enquanto não foram apresentados resultados no grupo que recebeu placebo.
Se comermos uma cabeça de brócolis por semana, estaremos protegidos do câncer e mais longevos.
E, antes de nos despedirmos, aqui vai a receita que passo para os seus pacientes.
Receita anticâncer
• Prefira os alimentos ricos em indol- 3-carbinol assados ou grelhados. Quando você cozinha esses ingre- dientes, eles perdem a vitamina C e o cozimento inativa as enzimas das crucíferas;
• Escolha uma cabeça de brócolis ou couve-flor;
• Faça uma mistura de azeite e manteiga ou azeite e óleo de côco;
• Misture com ervas naturais (jamais temperos prontos) de sua preferência;
• Passe em cada pedaço da crucífera escolhida e leve ao forno por no máximo 20 minutos;
• Quando você tirar do forno, ele não deve estar totalmente cozido, o “crec” ainda precisa exi


É, não imaginei que fosse diferente.
Porém, aqui, quero te mostrar que o indol-3-carbinol pode ser adotado de uma forma mais simples do que você imagina no seu dia a dia.
O trabalho do indol-3-carbinol é desacelerar o crescimento das células cancerígenas. Isso é possível, pois ele é capaz de bloquear a formação de vasos sanguíneos nos tumores. Sendo assim, a célula tumoral vive por menos tempo.
Mesmo que você tenha chegado aos 50 anos é possível, por meio da sua alimentação, mudar as condições das suas células em um ano e viver mais do que 80 anos.
Isso mesmo, os 6 nutrientes aqui listados por podem te ajudam a viver por mais 30 anos. Basta que você os adote no seu dia a dia.
A morte das nossas células está diret- amente relacionada ao envelhecimento e é por isso que precisamos dos antioxi- dantes, mas nem sempre.
O nosso corpo possui uma programação
de “matar” algumas células que precisam ser eliminadas. Esta ação se chama apoptose e é necessária para a reciclagem das nossas células.
Incentivar a apoptose é uma das funções do indol-3-carbinol porque, ao contrário da necrose, a apoptose é um tipo de morte celular esperada, e necessária.
Esta substância anticâncer é reconhecida na prevenção do câncer de próstata, de mama, de útero, de pulmão…
A suplementação o indol-3-carbinol é extremamente importante para a prevenção de câncer e que a suple- mentação deste nutriente deve estar, obrigatoriamente, nas indicações para pacientes em tratamento de câncer.
O indol-3-carbinol evita os efeitos danosos que o excesso de estrógeno pode causar, atuando junto com o zinco (outra das nossas 6+) no sentido de evitar a conversão exagerada da testosterona em estradiol (feminilizante).
Sabe como encontramos o indol-3- carbinol?
Na feira, na quitanda, no mercado.
Os vegetais crucíferos (mais atualmente chamados de brássicas) são os alimentos mais ricos em indol-3-carbinol.
Para reconhecê-los, basta ouvir um “crec” na hora da mastigação. São eles:

Publicado por Amo

Esse projeto visa compartilhar a minha visão de vida e experiências adquiridas sobre a Terra. Somos membros de uma mesma família! Podemos nos preparar juntos para o futuro imediato.

Deixe um comentário